O presidente reeleito do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), afirmou, na primeira entrevista coletiva após a sua reeleição, que o PSDB pode adotar o sistema de eleições primárias para escolher o seu candidato ao Palácio do Planalto em 2014. Um dos maiores defensores da realização de primárias é o líder do PSDB no Senado, senador Alvaro Dias (PR).
Alvaro Dias já apresentou no Senado um projeto de lei estimulando as primárias. A seu ver, as primárias asseguram maior participação democrática.
“A ausência da população na fase de escolha dos candidatos majoritários pelos partidos políticos é um dos equívocos essenciais do modelo político vigente no país, porque a militância é ignorada e convocada apenas para homologar as candidaturas impostas pelas cúpulas partidárias”, frisou o líder tucano. Sérgio Guerra reiterou ainda que o PSDB saiu mais unido da convenção ocorrida no sábado (28.05) e acrescentou que a decisão sobre as primárias caberá ao novo Conselho Político, junto com a Executiva. Segundo ele, o Conselho Político, que será presidido por José Serra, também definirá os rumos, alianças nacionais e estratégias do PSDB, além de decisões relativas a fusões ou incorporações.
Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário