sexta-feira, 27 de maio de 2011

BASE ALIADA OU ALUGADA ?

Depois de cinco meses do novo governo, Brasília piorou

Pessoas morrem nas portas dos hospitais, das casas, nas águas do lago.  Escolas oferecem comida estragada, o metrô está superlotado e a passagem vai aumentar.

Como se não bastasse, os já péssimos serviços públicos não são prestados, porque as categorias fazem greve ou ameaçam fazê-la.
Esse é o retrato de um governo incompetente, sem autoridade e indiferente às necessidades da população.

Enquanto isso, o governador (será ?) vai para a Argentina (sabe-se lá fazer o que), e depois à Europa, a pretexto de observar estádios de futebol.

Muitas explicações poderiam ser apresentadas para explicar esse quadro caótico da nossa cidade, mas não caberiam neste artigo. Por isso, me limito a falar sobre uma, que na época já se desenhava, mas que foi pouco considerada no momento eleitoral.
Refiro-me ao “frankstein”,  à época da eleição, apelidada de aliança PT/PMDB. Não era uma aliança construída de modo programático e muito menos ideológica, mas uma “cruzada” para ganhar a eleição a qualquer custo.  É o que se pode chamar de base alugada, em vez de aliada.

Juntaram-se aqueles que gostam de negócios e usam a política, e aqueles que gostam de política, mas usam negócios.
Ganharam a eleição. O resultado já é conhecido: diariamente os jornais (externos, pois os de Brasília encontram-se - alguns voluntariamente - amordaçados pela atração fatal que irradia das verbas publicitárias) noticiam que o governo não se entende com a Câmara, e essa não funciona, porque deputados exigem cargos e “espaços” (eufemismo para fazer o que quiser dos órgãos públicos).

E porque isso ocorre? Simplesmente porque não existe identidade ideológica nem programática entre o governo e a chamada base e, consequentemente, não existe programa de governo a ser implantado.
Em outras palavras: acontece porque quem ganhou a eleição não foi um partido político que deseja implantar seu ideário, mas um grupo de pessoas, a maioria delas, bastante conhecidas como políticos profissionais, na pior acepção da palavra. Essas pessoas tinham como único objetivo assumir o poder a qualquer custo, para satisfação de seus inconfessáveis interesses.

Por isso, quem é da base, não é por afinidade ideológica ou programática (até porque isso nunca foi cogitado por ocasião da “costura” eleitoral), mas por interesses menores e alguns “não republicanos”, o que justifica plenamente o título desse artigo.

E enquanto isso, o GDF serve suco de laranja. Até quando isso vai durar? A resposta depende de cada um de nós e dos ventos que já sopraram no Egito e no Oriente Médio.
Brasília, 25 de maio de 2011.

*Raimundo Ribeiro é advogado, professor universitário e vice-presidente do PSDB/DF.

3 comentários:

  1. Acabei de ler e assinar este os abaixos-assinados online:

    «A favor da cassação imediata pelo TSE do Deputado Distrital Benício Tavares da Cunha Mello já que o TRE/DF já fez sua parte cassando o mesmo no dia 06/05/2011 por 5 votos contra 1.»

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N10368

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=12317397

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler e assinar este os abaixos-assinados online:

    «A favor da cassação imediata pelo TSE do Deputado Distrital Benício Tavares da Cunha Mello já que o TRE/DF já fez sua parte cassando o mesmo no dia 06/05/2011 por 5 votos contra 1.»

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N10368

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=12317397

    ResponderExcluir
  3. É por essas e outras que, a cada dia, me envergonho mais e mais da política do Brasil... DO BRASIL! País conhecido no exterior como terra de ladrão, de vagabundos, de analfabetos, de vendidos, de corruptos no seu mais alto grau!

    Esses que estão no poder são os estupradores do povo! Não matam com um tiro na cabeça! Fazem pior!!! Matam aos poucos...destroem o mínimo de dignidade, banalizam a honra, a ética, a honestidade...

    Só me resta ter um oportunidade de me exilar! Sair deste país VIL e não VARONIL!!!

    ResponderExcluir