quinta-feira, 9 de junho de 2011

LINCOLN E BRASILIA: O QUE HÁ EM COMUM...?

"Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente." Abraham Lincoln

Este artigo começa e termina com frases de Abraham Lincoln, famoso presidente norteamericano. Apesar de proferidas há mais de 200 anos, ecoam como atuais, se relacionadas ao panorama político atual de nossa cidade.

Ao longo da última campanha eleitoral, o então candidato Agnelo Queiroz e seu vice, Tadeu Fillipeli, prometiam um governo de muito trabalho, transparente e eficiente na prestação dos serviços públicos.

Já no sexto mês de governo, pode-se ver que a máscara caiu: o que se constata, infelizmente, são pessoas morrendo em hospitais sucateados, escolas servindo comida estragada e sem aulas, por falta de professores, ônibus velhos invadindo pontos e matando pessoas, índices alarmantes de violência, não fornecimento de remédios, falta de investimentos em todas as áreas, fugas suspeitas de presídios sem qualquer explicação, além de inúmeros outros desmandos que não cabem no curto espaço de um artigo.

 Tudo isso demonstra a incompetência desse governo, autointitulado como “novo caminho”, para administrar a Capital Federal.

O pior é que agora, se mistura a essa incompetência, uma extensa lama de suspeitas de corrupção, pecado mortal para um governo que prometia honestidade e transparência.

 A revista Época traz ao conhecimento público, esta semana, a existência de um esquema de corrupção que irrigou várias campanhas políticas, inclusive a do governador Agnelo. Acrescente-se o fato de que Agnelo foi denunciado recentemente por ilícitos nas verbas federais destinadas ao último Panamericano.
  
Aliem-se a isso comentários feitos abertamente em todos os lugares da cidade da existência de vídeos contendo cenas de corrupção (“torres gêmeas”, tentativas de homicídios, “compra” de partidos políticos e de órgãos públicos, contratos emergenciais firmados em pagamento a doações de campanhas, contratos ilegais celebrados com parentes de governantes, ONG que utiliza dinheiro público, adulteração de dados funcionais em empresas, manipulação de verba publicitária para beneficiar quem consegue (o que parece impossível) falar bem do governo, etc);
  
Diante de tudo isso, fica complicado ver o governador fazer “cara de paisagem”, como se não tivesse nada a ver com isso. Em vez de cumprir suas promessas de campanha, cumpre extensa agenda de viagens: para São Paulo, a pretexto de visitar as redações de revistas semanais, à Europa, para ver estádios de futebol, e à Argentina, numa viagem quase clandestina, com o  mesmo objetivo.
  
O raciocínio aplicado ao Ministro Palloci serve, igualmente, ao Governador do DF. Em outras palavras: o Sr. Agnelo tem obrigação de esclarecer as suspeitas que perigosamente pairam sobre seu governo. Isso porque, outorgando-lhe o benefício da dúvida, deve ser o maior interessado em esclarecer os fatos.
  
Por isso, sugere-se ao Governador que peça à Policia Federal e ao Ministério Público que investigue as denúncias formuladas e afaste do Governo os comprovadamente infratores da lei. Somente assim, demonstrará à cidade que não acoberta qualquer ilicitude, resgatando o discurso que o levou ao Governo do DF.
  
Por último, vale esclarecer: não se sugere aqui nenhuma CPI, em razão de que, num passado recente, duas CPI’S foram “sepultadas” na Câmara Legislativa, apesar de aprovadas.

"Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes." - AbrahamLincoln

*Raimundo Ribeiro é advogado, professor universitário e vice-presidente do PSDB/DF - Fonte: Raimundo Ribeiro*

2 comentários:

  1. Cidadãos de Brasília é impressionante o que o advogado e professor Raimundo Ribeiro consegue movimentar de comentários, tanto no blog do Edson Sombra quanto no do Donny Silva e em outros da capital, sendo os dois jornalistas que estão verdadeiramente monitorando este desgoverno dos PTralhas e cedendo espaço democrático ao cidadão Raimundo Ribeiro para expor tais verdades.

    Deputado Distrital na legislatura passada e eleito na de 2010, porém com a liberação da Ministra Carmem Lucia do TSE ao registro de Benício Tavares que já havia sido cassado pelo TRE/DF, o senhor Raimundo Ribeiro saiu para recorrer legalmente por sua vaga de direito, que vejo muito perto, pois não cassar seu registro para anular os votos recebidos por Benício Tavares, votos estes completamente viciados para eleção de 2010 vai ser um crime, visto que mais uma vez no dia 06/05/2011 o TRE/DF cassou este cidadão agora por "coação e abuso do poder financeiro".

    Cidadãos de Brasília comento esta inicial para poder chegar aonde de verdade quero, o senhor Raimundo Ribeiro foi Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do governo passado, lhe é rotulado ser o homem de confiança, melhor amigo, etc, do ex governador José Roberto Arruda, e aí pasmem cidadãos de Brasília, o senhor Raimundo Ribeiro sai ileso do governo Arruda, sem estar envolvido absolutamente em "NADA", perfeito, nenhuma denúncia contra o homem de confiança do ex governador Arruda, "Caixa de Pandora" ou qualquer outra investigação realizada ou ainda que seja feita.

    Pois bem, aí aparece uma série de pessoas de mal carater desqualificando qualquer artigo ou palavra que o senhor Raimundo Ribeiro fale, eu pergunto, porque..??? Qual o temor de suas palavras..??? O que estes PTralhas tem contra um cidadão que mesmo não sendo envolvido em nada recebe pancada, ofensas, agressões e descriminação. Cidadãos observo que quando se fala a verdade, palavras com seriedade, e isso meu pai já falava para mim, quando ele era vivo, "filho a verdade machuca, ela penetra nos mentirosos e sem escrupulos, como se fosse uma espada penetrando no seu peito e lhe rasgando ao meio, e isso é ruim, vc cria inimizade, briga, inveja, raiva.", palavras do melhor e mais importante amigo que eu tive, meu pai.

    Então peço para que cada cidaddão ao ler este artigo e tantos outros escritos e tantos outros que vão ser escritos, que pense, analise, tire suas conclusões, porém que faça analisando ao cidadão Raimundo Ribeiro como todos nós que estamos impressionados com a falta de competência, com este desgoverno aqui instalado na nossa capital. (continuação abaixo)

    ResponderExcluir
  2. (segue continuação comentário acima)

    Senhores veja o interessante fato ocorrido hoje comigo no supermercado, fazendo compra e já depois na fila um cidadão olhou para mim e pergunto se eu era de Brasília e se estava satisfeito com o que estava acontecendo aqui, parei, pensei e perguntei a ele porque desta pergunta para mim, e ele disse, pois sou cozinheiro e estou fazendo compra para levar alimentação para minha família e já estou vendo a hora de explodir, pois sou um homem simples, trabalhador e todo mundo falando de Palocci que em 02 anos ganhou 20 milhões e o outro aqui de Brasília engravatado, que nem médico foi direito, que disse que iria ser por 03 meses o Secretario de Saúde de Brasília e não fez nem o básico, pois não sabe nada, não foi médico direito como seria Secretário de Saúde por 03 meses, juro aos senhores e comecei a refletir aquele desabafo, pois naquele momento observei que temos sim de ter Raimundos, Antonios, Silvas, Edsons, Donnys para colocar a boca no mundo, "Gritar" a todos os ventos, que chega desta bagunça, chega de arapongas perseguindo quem fala a "VERDADE", perseguindo quem quer o bem do cidadão de Brasília e do Brasil.

    Raimundo Ribeiro continue seu trabalho, fale, grite, mostre a sociedade o que de verdade esta acontecendo, coloque informação a todos nós e a este simples cozinheiro numa fila de supermercado a ponto de explodir que estamos sim cercados de muita bandidagem, pilantragem, e que acima de tudo não podemos nos calar, temos de estar prontos para ir as ruas pedir a estes PTralhas que tomem seu caminho, que é o da rua, e para finalizar, digo, ser amigo de A ou B não lhe tira sua integridade, moral, carater, o seu valor e acima de tudo sua hombridade, pois seja o que você é e lhe garanto que a sociedade vai observar e lhe agradecer.

    Grato

    ResponderExcluir